“Quando o mau colaborador é tratado igual ao bom, o mau não melhora e o bom desmotiva”
Já parou para pensar como o tratamento igualitário pode afetar negativamente sua equipe? Eu já passei por isso, e aprendi da maneira mais difícil que tratar todos os colaboradores da mesma forma pode acabar desmotivando os bons e não motivando os maus.
Em uma das empresas que trabalhei, todos os funcionários recebiam o mesmo bônus de fim de ano, independentemente de seu desempenho ao longo do ano. Eu sempre fui uma pessoa esforçada e dedicada, mas com o passar do tempo, comecei a me sentir desvalorizada, já que o mesmo reconhecimento era dado a todos, independente do esforço individual.
Por outro lado, percebi que alguns colegas de trabalho menos comprometidos recebiam o mesmo tratamento que eu, o que acabava desestimulando meu empenho.
Foi aí que entendi a importância de reconhecer e valorizar os bons colaboradores, oferecendo incentivos diferenciados e feedbacks construtivos, para que eles se sintam motivados a continuar se empenhando. E, ao mesmo tempo, é preciso oferecer apoio e acompanhamento aos funcionários que precisam melhorar, para que eles possam evoluir e contribuir mais para a equipe.
Então, se você é líder, lembre-se: tratar todos os colaboradores da mesma forma pode acabar desmotivando os bons e não motivando os maus. Invista em reconhecimento e feedbacks personalizados, para que sua equipe possa prosperar e crescer juntos.
Curta o post para eu saber se fez sentido para você
Cleide Carrara
(43) 99111-8844
Av. Duque de Caxias, 748 - sala15 - Londrina/PR
#liderança #autoconhecimento #desenvolvimentopessoal #cleideconsultoria
Cleide Carrara