“Quando o mau colaborador é tratado igual ao bom, o mau não melhora e o bom desmotiva”

Já parou para pensar como o tratamento igualitário pode afetar negativamente sua equipe? Eu já passei por isso, e aprendi da maneira mais difícil que tratar todos os colaboradores da mesma forma pode acabar desmotivando os bons e não motivando os maus.

Em uma das empresas que trabalhei, todos os funcionários recebiam o mesmo bônus de fim de ano, independentemente de seu desempenho ao longo do ano. Eu sempre fui uma pessoa esforçada e dedicada, mas com o passar do tempo, comecei a me sentir desvalorizada, já que o mesmo reconhecimento era dado a todos, independente do esforço individual.

Por outro lado, percebi que alguns colegas de trabalho menos comprometidos recebiam o mesmo tratamento que eu, o que acabava desestimulando meu empenho.

Foi aí que entendi a importância de reconhecer e valorizar os bons colaboradores, oferecendo incentivos diferenciados e feedbacks construtivos, para que eles se sintam motivados a continuar se empenhando. E, ao mesmo tempo, é preciso oferecer apoio e acompanhamento aos funcionários que precisam melhorar, para que eles possam evoluir e contribuir mais para a equipe.

Então, se você é líder, lembre-se: tratar todos os colaboradores da mesma forma pode acabar desmotivando os bons e não motivando os maus. Invista em reconhecimento e feedbacks personalizados, para que sua equipe possa prosperar e crescer juntos.

Curta o post para eu saber se fez sentido para você

Cleide Carrara
(43) 99111-8844
Av. Duque de Caxias, 748 - sala15 - Londrina/PR

#liderança #autoconhecimento #desenvolvimentopessoal #cleideconsultoria

Cleide Carrara

outras publicações

Post image

POR QUE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS É IMPORTANTE PARA ORGANIZAÇÃO

O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados. Para isso, é necessário ter um Plano de Cargos e Salários – PCS estruturado.

Post image

perdido na carreira profissional, o que fazer?

Estou me sentindo meio perdido na carreira, não me encontrei profissionalmente…. essa é uma das frases que mais ouço no escritório, quando me procuram para orientação de carreira. Alguns profissionais seguem “receitas de sucesso”, investem na sua formação, mas depois não conseguem se achar no mercado de trabalho, se sentem deslocado, insatisfeito e infelizes.