POR QUE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS É IMPORTANTE PARA ORGANIZAÇÃO
O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados. Para isso, é necessário ter um Plano de Cargos e Salários – PCS estruturado. Na minha trajetória profissional eu acumulei conhecimentos e desenvolvi planos de carreira e remuneração e vejo esse instrumento como uma das mais importantes estratégias competitivas de uma empresa. Acredito que o Plano de Cargos e Salários é a base inicial e primordial para gerirmos pessoas.
O Plano de Cargos e Salários é importante por duas rações:
1. Para proteger o patrimônio da Organização;
2. Potencializar os resultados gerados.
Você já tinha pensado nisso? Pois é, nem todo gestor tem noção da dimensão do que isto significa.
1. Proteger o patrimônio da organização.
O principal ganho para organização, vêm do viés jurídico, pois ele é a formalização do acordo entre empregador e empregados, além de alinhar as práticas de gestão de cargos e salários à legislação trabalhista vigente. Desta forma, uma organização com um PCS bem redigido, atualizado e implementado, terá um risco muito menor de sofrer penalizações e condenações em ações trabalhistas. Sabemos que mesmo após a reforma trabalhista, o nosso modelo de legislação ainda é protecionista, tornando as organizações reféns em muitos processos, mesmo quando não estão agindo de má fé, mas simplesmente não sabem como criar uma estrutura juridicamente segura de cargos e salários. Ainda na função de Proteger o Patrimônio da Organização, o segundo maior ganho, vêm do viés estratégico-financeiro do PCS. Veja, sendo um plano de cargos e “salários”, será nele que a organização fixará sua estratégia de remuneração de pessoas.
2. Potencializar os Resultados Gerados O terceiro ganho se dará pela racionalização do “recurso humano”, as pessoas precisam estar organizadas e necessitam saber o que devem fazer, como e quando, e a descrição dos cargos existentes contida no PCS é a primeira atitude para construir este conhecimento interno. O gestor passará a ter uma base organizada para que as pessoas saibam o que fazer. E mais, saberão o que fazer para crescer junto com a organização, pois com os cargos superiores também descritos, fica claro o que se espera de um supervisor, gerente, diretor e assim por diante. A empresa conseguirá reter e atrair aquilo que lhe favorece, de acordo com o nível de conhecimento técnico e comportamental. As contratações melhorarão, pois agora o RH será capaz de entender o perfil dos candidatos adequados às vagas abertas. A política de treinamentos irá melhorar, uma vez que poderemos mapear os eixos gerais de qualificação necessários para a organização em função da estrutura de cargos construída, não ficando mais submissos às demandas passivas e pontuais das áreas. Os resultados começarão a surgir pela melhora na distribuição das tarefas e maior clareza de papéis e responsabilidades.
O PCS deve ser visto como um alicerce, uma base sobre a qual poderemos implantar outras ferramentas de gestão mais avançadas, por exemplo “gestão do desempenho”. Pensando em implantar ou revisar plano de cargos e salários? Se quiser conversar mais comigo sobre o assunto ou tirar alguma dúvida de como implantar ou revisar Plano de Cargos e Salários, [email protected] ou conhecer um pouco de meu trabalho acesse meu site – www.coachcarrara.com.br. Utilizamos de metodologia altamente competitiva, focada em RENTABILIDADE e PESSOAS. Toda a essência está em uma conexão simultânea entre sua empresa e o mercado, criando um plano de cargos e salários totalmente embasado na realidade do mercado de sua região e área de atuação. Uma metodologia dinâmica que entrega ao RH um plano de gestão completo com informações precisas e atualizadas de mercado.
Cleide Carrara