perdido na carreira profissional, o que fazer?

O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados. Para isso, é necessário ter um Plano de Cargos e Salários – PCS estruturado. Na minha trajetória profissional eu acumulei conhecimentos e desenvolvi planos de carreira e remuneração e vejo esse instrumento como uma das mais importantes estratégias competitivas de uma empresa. Acredito que o Plano de Cargos e Salários é a base inicial e primordial para gerirmos pessoas.

O Plano de Cargos e Salários é importante por duas rações:

1. Para proteger o patrimônio da Organização;

2. Potencializar os resultados gerados.

Você já tinha pensado nisso? Pois é, nem todo gestor tem noção da dimensão do que isto significa.

1. Proteger o patrimônio da organização O principal ganho para organização, vêm do viés jurídico, pois ele é a formalização do acordo entre empregador e empregados, além de alinhar as práticas de gestão de cargos e salários à legislação trabalhista vigente. Desta forma, uma organização com um PCS bem redigido, atualizado e implementado, terá um risco muito menor de sofrer penalizações e condenações em ações trabalhistas. Sabemos que mesmo após a reforma trabalhista, o nosso modelo de legislação ainda é protecionista, tornando as organizações reféns em muitos processos, mesmo quando não estão agindo de má fé, mas simplesmente não sabem como criar uma estrutura juridicamente segura de cargos e salários. Ainda na função de Proteger o Patrimônio da Organização, o segundo maior ganho, vêm do viés estratégico-financeiro do PCS. Veja, sendo um plano de cargos e “salários”, será nele que a organização fixará sua estratégia de remuneração de pessoas.

2. Potencializar os Resultados Gerados O terceiro ganho se dará pela racionalização do “recurso humano”, as pessoas precisam estar organizadas e necessitam saber o que devem fazer, como e quando, e a descrição dos cargos existentes contida no PCS é a primeira atitude para construir este conhecimento interno. O gestor passará a ter uma base organizada para que as pessoas saibam o que fazer. E mais, saberão o que fazer para crescer junto com a organização, pois com os cargos superiores também descritos, fica claro o que se espera de um supervisor, gerente, diretor e assim por diante. A empresa conseguirá reter e atrair aquilo que lhe favorece, de acordo com o nível de conhecimento técnico e comportamental. As contratações melhorarão, pois agora o RH será capaz de entender o perfil dos candidatos adequados às vagas abertas. A política de treinamentos irá melhorar, uma vez que poderemos mapear os eixos gerais de qualificação necessários para a organização em função da estrutura de cargos construída, não ficando mais submissos às demandas passivas e pontuais das áreas. Os resultados começarão a surgir pela melhora na distribuição das tarefas e maior clareza de papéis e responsabilidades.

O PCS deve ser visto como um alicerce, uma base sobre a qual poderemos implantar outras ferramentas de gestão mais avançadas, por exemplo “gestão do desempenho”. Pensando em implantar ou revisar plano de cargos e salários? Se quiser conversar mais comigo sobre o assunto ou tirar alguma dúvida de como implantar ou revisar Plano de Cargos e Salários, [email protected] ou conhecer um pouco de meu trabalho acesse meu site – www.coachcarrara.com.br. Utilizamos de metodologia altamente competitiva, focada em RENTABILIDADE e PESSOAS. Toda a essência está em uma conexão simultânea entre sua empresa e o mercado, criando um plano de cargos e salários totalmente embasado na realidade do mercado de sua região e área de atuação. Uma metodologia dinâmica que entrega ao RH um plano de gestão completo com informações precisas e atualizadas de mercado.

Cleide

outras publicações

Post image

POR QUE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS É IMPORTANTE PARA ORGANIZAÇÃO

O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados. Para isso, é necessário ter um Plano de Cargos e Salários – PCS estruturado.

Post image

perdido na carreira profissional, o que fazer?

Estou me sentindo meio perdido na carreira, não me encontrei profissionalmente…. essa é uma das frases que mais ouço no escritório, quando me procuram para orientação de carreira. Alguns profissionais seguem “receitas de sucesso”, investem na sua formação, mas depois não conseguem se achar no mercado de trabalho, se sentem deslocado, insatisfeito e infelizes.