O que é e como funciona uma consultoria em gestão de pessoas?

A consultoria em gestão de pessoas é um trabalho desenvolvido por uma equipe ou companhia especializada e pode possuir diversos objetivos, focando em relacionamento, em dados para tomada de decisão, em criação de processos, em treinamento e em várias outras estratégias que visam melhorar processos, desenvolver pessoas e contribuir para o crescimento da empresa como um todo.

Por possuir uma visão externa da empresa, a consultoria externa pode agregar com um olhar mais imparcial, menos “contaminado” dos processos existentes e, por isso, torna-se possível que essa abordagem forneça uma análise mais crítica de tudo o que envolve a gestão de pessoas. E, a partir dessa análise, parta para uma avaliação, planejamento e monitoramento de todos os processos e serviços que envolvam o capital humano.

Primeiramente, os responsáveis pela consultoria devem realizar uma análise profunda da cultura organizacional para não propor ações equivocadas ou distantes dos hábitos e objetivos da organização. É importante também analisar profundamente os dados existentes como as metas e métricas atuais. 

A partir de então, o consultor poderá dar os próximos passos do projeto utilizando ferramentas como análise documental, entrevistas, questionários e grupos focais, por exemplo.

Após captar os resultados e analisá-los, a consultoria deverá apontar os pontos de melhoria que estão prejudicando o desempenho da companhia, propondo ações para corrigi-las e estabelecendo metas reais que atendam às necessidades da empresa. 
De todo modo, vale lembrar que a consultoria não necessariamente vai “resolver o problema”, eles darão as ferramentas, de modo que a empresa contratante seja responsável pela implementação e andamento.

Cleide Carrara 
(43) 99111-8844
Av. Duque de Caxias, 748 - sala15 - Londrina/PR

Cleide Carrara

outras publicações

Post image

POR QUE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS É IMPORTANTE PARA ORGANIZAÇÃO

O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados. Para isso, é necessário ter um Plano de Cargos e Salários – PCS estruturado.

Post image

perdido na carreira profissional, o que fazer?

Estou me sentindo meio perdido na carreira, não me encontrei profissionalmente…. essa é uma das frases que mais ouço no escritório, quando me procuram para orientação de carreira. Alguns profissionais seguem “receitas de sucesso”, investem na sua formação, mas depois não conseguem se achar no mercado de trabalho, se sentem deslocado, insatisfeito e infelizes.