O que é e como funciona uma consultoria em gestão de pessoas?
A consultoria em gestão de pessoas é um trabalho desenvolvido por uma equipe ou companhia especializada e pode possuir diversos objetivos, focando em relacionamento, em dados para tomada de decisão, em criação de processos, em treinamento e em várias outras estratégias que visam melhorar processos, desenvolver pessoas e contribuir para o crescimento da empresa como um todo.
Por possuir uma visão externa da empresa, a consultoria externa pode agregar com um olhar mais imparcial, menos “contaminado” dos processos existentes e, por isso, torna-se possível que essa abordagem forneça uma análise mais crítica de tudo o que envolve a gestão de pessoas. E, a partir dessa análise, parta para uma avaliação, planejamento e monitoramento de todos os processos e serviços que envolvam o capital humano.
Primeiramente, os responsáveis pela consultoria devem realizar uma análise profunda da cultura organizacional para não propor ações equivocadas ou distantes dos hábitos e objetivos da organização. É importante também analisar profundamente os dados existentes como as metas e métricas atuais.
A partir de então, o consultor poderá dar os próximos passos do projeto utilizando ferramentas como análise documental, entrevistas, questionários e grupos focais, por exemplo.
Após captar os resultados e analisá-los, a consultoria deverá apontar os pontos de melhoria que estão prejudicando o desempenho da companhia, propondo ações para corrigi-las e estabelecendo metas reais que atendam às necessidades da empresa.
De todo modo, vale lembrar que a consultoria não necessariamente vai “resolver o problema”, eles darão as ferramentas, de modo que a empresa contratante seja responsável pela implementação e andamento.
Cleide Carrara
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