Gamificação no RH
Basicamente, a gamificação no RH é uma nova ferramenta tecnológica que oferece jogos e dinâmicas para alcançar os objetivos da empresa, como aumentar o engajamento dos funcionários, elevar a produtividade, realizar um treinamento, entre outros.
Esse tipo de ferramenta ajuda a tirar o "peso" do trabalho e faz com que a forma de trabalhar dos colaboradores fique mais leve.
Essa pode ser uma boa forma de motivar seus colaboradores.
Gamificação no RH não significa transformar qualquer coisa que envolve gestão de pessoas em um jogo e muito menos em competição. Ela consiste em utilizar elementos que compõem os jogos para transformar em mais dinâmicas e engajadoras atividades corporativas que poderiam ser monótonas sem esse tipo de abordagem.
Benefícios
Não há dúvidas de que uma turma estimulada com atividades dinâmicas sente-se muito mais à vontade e engajada com as atividades. Nesse sentido, a gamificação é vantajosa, pois reflete em melhorias no dia a dia organizacional como estímulo a produtividade, sentimento de pertencimento, aumento do compromisso.
Exemplos
- atividades de conquista de novas habilidades profissionais e consequente ganho de pontos a partir da finalização de cada fase;
- treinamento que utiliza simulações para engajar funcionários. Em seguida, os mesmos são avaliados e recompensados.
- Interação com rede: ao postar comentários, publicar postagens em blogs e compartilhar atividades nas redes sociais externas, os colaboradores ganham pontos.
- Uso de recompensas como crachás, tabelas de classificação e símbolos de status.
Como aplicar?
1. Crie um sistema de pontuação
2. Registre a evolução
3. Estabeleça níveis
4. Estimule a competição saudável
5. Conceda recompensas
A gamificação é uma iniciativa cujos resultados podem ser observados rapidamente pelos gestores. Ainda assim, sua implementação precisa ser programada para o longo prazo, já que a gamificação promove maior motivação ao longo do tempo.
Cleide Carrara
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