Descubra a diferença entre emprego, profissão e carreira e construa uma trajetória profissional de sucesso

Ainda que pareça a mesma coisa e estejam relacionados, emprego, profissão e carreira são caminhos bem diferentes e saber diferenciá-los é fundamental para começar a planejar o seu futuro mais objetivamente.

Confira a seguir o conceito de cada uma dessas palavras:

Emprego é uma relação contratual entre um indivíduo e uma empresa ou alguém (empregador), uma atividade temporária, que gera recursos para pagar as contas que vencem ao final de cada mês. É o tipo de emprego que vai definir quais serão as tarefas e, consequentemente, o trabalho a ser realizado.

No caso da profissão, ela está relacionada à área de atividade em que um determinado indivíduo adquire expertise. A profissão de uma pessoa  é definida pelos conhecimentos que ela adquire por meio de cursos, especializações e da experiência, que podem comprovar e formalizar as suas habilidades. Geralmente isso é feito por meios formais, como fazer um curso técnico, entrar em uma faculdade, fazer estágios e conseguir um emprego.

A Carreira, diferentemente da profissão, não é algo apenas funcional, está relacionada à forma como o indivíduo escolhe exercer sua profissão. Ela representa a trajetória que o profissional constrói ao longo dos anos. É marcada por uma série de decisões que um profissional vai tomando ao longo de sua vida profissional a fim de se sentir realizado profissionalmente, engloba cargos e empresas que trabalhou, conhecimentos que acumulou, competências e habilidades que foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. Dessa forma, a perspectiva de uma carreira de sucesso não é estática e vai depender muito dos objetivos profissionais em curto e longo prazo.

Para construir uma carreira de sucesso é preciso pensar em longo prazo, uma vez que apenas o fato de estar empregado não significa que alcançará o sucesso profissional. É por meio do planejamento que você delimitará quais são os conhecimentos e experiência necessários para se destacar na posição que está ocupando ou que deseja ocupar, e então evoluir.

Dicas para começar a planejar o seu futuro mais objetivamente.

  • Estabeleça objetivos e planos, aonde você quer chegar? O que deseja conquistar?

  • Tenha uma formação contínua, planeje fazer uma pós-graduação (um MBA, um mestrado, uma especialização etc.) para ampliar sua visão profissional;

  • Não se limite a apenas uma profissão, invista numa formação diversificada e complementares, desenvolva novas habilidades, conhecimentos;

  • Mantenha-se atualizado, participe de cursos, treinamentos, oficinas, workshops, palestras e eventos voltados para a sua área e acompanhe as tendências do mercado para construir uma carreira sólida;

  • Invista em um networking mais expressivo, troque experiências, converse sobre inovações e ideias, divulgue seus avanços e conquistas etc.;

  • Tenha uma postura profissional flexível, avalie constantemente se o caminho traçado te levará para onde quer ir.

O profissional que tiver clareza da carreira que quer desenvolver, pode direcionar melhor suas escolhas e conquistar um lugar de destaque na área dos seus sonhos.

Agora que você já sabe como construir uma carreira sólida e com oportunidades reais de crescimento, comece hoje mesmo a colocar essas dicas em prática e transforme o seu futuro! 

Ainda tem dúvidas, entre em contato ou deixe seu comentário!

 

 

 

Cleide Carrara

outras publicações

Post image

POR QUE O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS É IMPORTANTE PARA ORGANIZAÇÃO

O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados. Para isso, é necessário ter um Plano de Cargos e Salários – PCS estruturado.

Post image

perdido na carreira profissional, o que fazer?

Estou me sentindo meio perdido na carreira, não me encontrei profissionalmente…. essa é uma das frases que mais ouço no escritório, quando me procuram para orientação de carreira. Alguns profissionais seguem “receitas de sucesso”, investem na sua formação, mas depois não conseguem se achar no mercado de trabalho, se sentem deslocado, insatisfeito e infelizes.