COMO LIDERAR EM PEDRÍODOS DE CRISE?

Nos últimos anos venho acompanho os desafios dos executivos nesta difícil tarefa de liderar equipes. E diante do momento econômico que nos encontramos não poderia ser ainda mais complexo e difícil, quase uma arte por si só.

Os executivos estão vivendo um dos momentos mais cruciais da vida para exercer uma liderança de forma eficaz. Liderar em épocas de turbulências não é uma tarefa fácil, é necessário determinação e força de comando, para desenvolver e inspirar as pessoas de sua equipe, e despertar nelas o que cada uma tem de melhor, para que juntos possam passar pela “crise” e crescer com ela.

Os líderes devem entender que têm a responsabilidade de lembrar a equipe que todo período de crise passa e ao passar é preciso sobreviver, continuar trabalhando, executando suas atividades para atingir metas, dando resultado e agregando valor para as pessoas, organização e clientes. É necessário assumir o controle, ir para a linha de frente e preocupar-se com o bem-estar de seus liderados, ao invés de ficar trancado em sua sala, preocupado apenas com os números e em encontrar o culpado.

Nesses momentos difíceis, o líder deve ser um espelho para sua equipe e participar ativamente de todas as soluções. Entender que colaboradores perdidos e desmotivados resultam em fracasso. É necessário exercer o papel de um líder coach, treinar, orientar, aconselhar e ajudar a equipe a encarar a situação.

Os líderes precisam fortalecer o vínculo com os funcionários, ouvir e discutirem abertamente os problemas, comunicarem-se permanentemente com seus liderados, oferecendo informações claras e abundantes. Devem contagiar as pessoas com uma atitude positiva, demonstrar que confiam no trabalho destes profissionais, para que os mesmo ajudem a organização sair desta crise. E, lembrar de nunca se esquecer que o líder deve ser a mudança que deseja ver na sua equipe!

Em momentos de crise é preciso reinventar, fazer diferente com menos recurso e melhor, todos precisam aprender a trabalhar sobre pressão e a função dos líderes é fazer com que os liderados enxerguem com clareza o futuro dentro da empresa e a real necessidade de se desdobrarem para ajudar a organização passar pela crise, mantendo a qualidade dos serviços e os resultados esperados pela organização.

Tudo isso fará com que os funcionários desempenhem com muito louvor as suas atividades, criando inclusive, novas oportunidades, pois acredito que quem mantiver seu emprego, quando a empresa passar da crise, haverá possibilidades de promoções, com grande potencial de crescimento.

 

  • Como você vem enfrentando os desafios do momento?
  • Você está preparado para lidar com eles?

 

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Podemos ajudar a aumentar o desempenho das pessoas e organizações, acompanhando os profissionais com coaching, mentoring, assessment, treinamentos e workshops comportamentais.

 

 

Cleide Carrara

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